quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais:

Os alunos portadores de necessidades especiais, com certeza são os que mais sofrem com a má estrutura física da escola, por causa das limitações naturais, e para amenizar os problemas que eles enfrentam a escola poderia fazer modificações para poder ajudá-los em seus estudos.
Ao ser questionado sobre o número reduzido de alunos na sala de aula com alunos com necessidades especiais o vice-diretor respondeu que não estava prevista a redução dos alunos nas salas em matrícula, o que na opinião de alguns professores é errado, mas que agora não é mais previsto em lei, que diz que os alunos preparados devem ser integrados em salas normais, mas com assistência na sala de recursos por professores capacitados para atender suas necessidades. Segundo a Política Nacional de Educação Especial, a integração é um processo dinâmico de participação das pessoas em um contexto relacional, legitimando suas integrações nos grupos sociais . A normalização é o princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem. Normalização significa, portanto, oferecer aos alunos com necessidades especiais modos e condições de vida diária os mais semelhantes possíveis à formas e condições de vida da sociedade.
A adaptação da escola para atender a esses alunos é indispensável para que eles possam ter uma educação de qualidade. Para os alunos cadeirantes a escola tem que fazer modificações para que os alunos possam circular pele escola, sem tanta dificuldade.
Uma das reclamações dos alunos foi a chegada à escola, por que justamente na entrada tem o meio fio, que atrapalha a entrada dos alunos portadores de necessidades especiais. Tudo ou qual quer degrau Atrapalha os cadeirantes e faz com que eles fiquem desconfortáveis em ter que precisar da ajuda de outras pessoas para poder circular pela escola ,mas também uma rampa como a da lanchonete não é boa,já que ela é tão inclinada que ate mesmo uma pessoa que não tem essa limitação,tem dificuldade de subir.
Os alunos entrevistados também reclamaram de falta de ventilação da sala de recursos,que os deixa desconfortáveis pelo calor,e sugeriam que instalaram novos ventiladores para amenizar o calor.
Modificar a escola para atender a todas as reclamações é muito difícil,já que não depende apenas da escola pra que as coisas aconteçam e sim,do governo,que é quem manda a verba pra a escola,mas tem que começar dela para que suas metas possam ser alcançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário