quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A estrutura física da escola

Uma boa escola é essencial para a formação de um bom profissional no fundo,já que é onde a pessoa aprende tudo o que é necessário para entrar em uma boa faculdade,por isso que uma estrutura física da qualidade é tão importante para uma escola.
Um aluno que possui uma escola que oferece uma boa estrutura física tem mais chances de aprender melhor o seu conteúdo,do que tem uma escola em mal estado físico,isso está mais do que comprovado,basta olhar o desempenho de alunos de escolas que tem estrutura física capacitadas para atender sua necessidades como aluno e os de uma escola com estrutura física ruim .
O Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia esta entre as melhoras escolas do DF,mas ainda tem muito para ser melhorado e não pode se acomodar com essa colocação,e sim tentar sempre melhorar.
Na pesquisa de campo realizada na escola,foram constatados problemas que afetam aos alunos e que segundo eles,acaba prejudicando seu aprendizado,entre eles estão:

· A organização dos alunos dentro de sala de aula;
· A distribuição dos bebedouros;
· A falta de espaço dentro dos laboratórios;
· A má iluminação e ventilação das salas de aula;
· A falta de adaptações para pessoas portadoras de necessidades especiais;
· A quadra descoberta.


A organização dos alunos dentro das sala de aula é algo que incomoda,porque cada sala esta organizada se uma certa maneira,sendo: em fileiras,voltadas para o centro da sala ou ate mesmo de forma desorganizada deixando os alunos á vontade pra conversar e atrapalha a aula,o que é atrapalha os alunos interessados em aprender,mesmo sabendo que é uma opção dos professores organizar a sala de um modo que possam passar o conteúdo do melhor jeito,mas deixa alguns alunos desconfortáveis,o que é um problema que pode ser resolvido apenas com um acordo entre os professores.
A distribuição foi a maior queixa dos alunos,já que para se dirigir ate um bebedouro,dependendo de onde i aluno esteja,acaba sendo um deslocamento grande,em relação ao tempo que os alunos tem para beber água. A quantidade também parece ser outro problema, na verdade nem é a quantidade ao todo,e sim a quantidade que funciona,pois eles poderiam ate ser suficiente,o problema é que boa parte não funciona ou esta com defeito,o que acaba contando como não suficiente para atender aos alunos e tendo que serem substituídos por outros novos.
A falta de espaço dentro dos laboratórios sempre foi um problema,já que não cabia uma turma inteira,tendo assim que dividir a turma,para que enquanto uma metade estava dentro do laboratório,a outra estava desenvolvendo outra atividade,mas esse problema acabou sendo solucionado,mesmo que ele de uma forma muito ruim para os alunos,tendo sendo tiradas as aulas praticas dentro do laboratório pelo governo.
Segundo alguns alunos as salas são mal iluminadas e mal ventiladas,mas isso não ocorre em todas as salas e sim em algumas,como na sala de matemática 02,que a primeira lâmpada do lado direito ano acende nos 02 primeiros horários, e nas demais salas o calor aumenta de acordo com que a hora se passa,deixando a sala abafada e.maioria das vezes,não se pode se ligar o ventilador,por causa do barulho,que acaba atrapalhando os professore as dar aula.Mais a sala mais abafada é a de Artes,que por ela tem que ficar escura,ou sejas,fechada, o calor acaba ficando insuportável e não sendo aplacado com apenas um ventilador.Problemas que seriam solucionados com novos ventiladores e novas lâmpadas para substituir os que estão com defeito.
Como a escolas atende aos alunos portadores de necessidades especiais,ela tem que se adaptar as suas necessidades,como,por exemplo,instalando rampas para facilitar a deslocação dos alunos cadeirantes; uma das maiores reclamações doa alunos foi o acesso dos alunos cadeirantes á lanchonete,por causa da rampa que é muito inclinada,que acaba sendo impossível subi-la,mesmo não sendo cadeirantes.
Todo dia pode ser visto na televisão os males que o sol causa em determinadas horas do dia,principalmente quando a pessoa esta fazendo atividades físicas,por isso que a quadra coberta é importante pra os alunos,principalmente porque alguns deixam de fazer educação física com a desculpa da exposição ao sol,mas com a quadra coberta não haveria esses problemas,mas de acordo com a resposta do vice-diretor,quando entrevistado pelo grupo(vide anexos),as escolas de ensino fundamental tem preferência na colocação das quadras cobertas,sendo colocadas em primeiro plano e deixando as escolas de ensino médio pra depois,um problema que o governo deveria resolver,pois porque as escolas de Ensino Médio são deixados pra depois,se os alunos também sofrem como problema do sol?
Todos esses problemas afetam significantemente os alunos, sendo que alguns deles podem ser resolvidos facilmente, com pequenas mudanças que teriam benefícios a toda comunidade escolar, e que também por que na pesquise de campo os alunos responderam que se empenhariam mais em seus estudos se a escola oferecesse uma boa estrutura física que atendesse as suas necessidades, o que se torna mais um motivo para que a escola tentasse soluciona-los, por que formar bons alunos é a meta de qual quer escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário