quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Planejamento :

Toda a escola, assim como qualquer coisa na vida, precisa de modificações para se adequar a um novo tempo, que atenda a todas as necessidades, principalmente para o bem estar do aluno.
O aluno pode crescer muito, se as condições lhe são oferecidas.
Para que haja as modificações na escola, é necessário que ela tenha:
1) Projeto Político Pedagógico-PPP, que representa a oportunidade de direção, a coordenação pedagógica, os professores, alunos e a comunidade, tomarem suas escolas nas mãos, definindo seu papel estrátegico na educação das crianças e jovens, organizando suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar.
2) Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE, que consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas sem fins lucrativos, cujo o objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.
Em resumo, o PPP apresenta os projetos para as modificações necessárias e o PDDE realiza as modificações com a verba que vem do Governo Federal.
Aqui no CMEI, foi feito um trabalho em equipe, envolvendo professores, alunos e comunidade, onde inicialmente foi feito várias entrevistas, onde alunos puderam reinvindicar mais bebedouros (pois os que existem são poucos, principalmente agora que faz tanto calor) e uma maior acessibilidade dos alunos da inclusão às dependências da escola.
Essas solicitações, foram entregues ao professor responsável, que deverá repassar a coordenação e a direção, para que as mesmas possam ser incluídas no PPP e PDDE. Enfim, muita coisa mudou para melhor, mas ainda temos muito o que ampliar para uma educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário