domingo, 29 de novembro de 2009


Como melhorar a Estrutura física da Escola

Tenda utilizada para Ornamentação do painel .

Banner utilizado na apresentaçao

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Referências bibliográfica :

www.conteudoescola.com.br

www.novastecnologias.com.br

www.livredociencia.com.br

Comunicação e educação,São Paulo,[7] 7 a 12,set/dez 1996

Tecnologia na escola,Maria Elizabeth Biancococini

Pergunta feita aos alunos portadores de necessidades especiais:

1- Você acha que a escola esta te oferecendo conforto,em relação a estrutura física?

Em parte,aqui no C.E.M.01 podemos usar a sala de recurso para desenvolver atividades mais demoradas como estudo dirigido e provão,mais ainda falta muito com relação á acessibilidade e adaptações escolares,a sala de recurso é pequena e não suporta todos os alunos PNE’s,não possui cadeiras suficientes,não é arejada e não é confortável.


Entrevista com Robson,vice-diretor do C.E.M.01


1- Em relação á cobertura da quadra de esportes,a escola tem novidades? Já foi solicitada? Quando teremos quadra coberta?

Já foi feita a solicitação(todo ano incluímos no plano de obras). A prioridade da SEEDF é: escola com regime integral,Ensino Médio,ou seja,deve demorar alguns anos.


2- A escola novos bebedouros este ano? Se não,qual foi a ultima compra? A escola acha que eles estão bem localizados?

Em 2009,não(ainda),Última compra foi em 2008(2 unidades). O C.E.M.01 ira adquirir ainda este ano novas unidades. Acreditamos que a localização é boa,mas falta quantidade.


3- Em algumas sallas de aula,como a de Artes,são abafadas e apenas um ventilador não consegue refrescar toda a sala. O que a escola sugere? E alem do problema da ventilação,tem o barulho dos ventilados,o que atrapalha os professores e alunos. O que fazer?

A sala de artes será transferida pra antiga sala de múltiplas funções que tem condicionador de ar,resolvendo o problema.


4- No turno vespertino a escola tem alguns alunos cadeirantes. As turmas em que eles estudam tem número reduzido de alunos? Se não,a escola não acha que um numero menor de alunos ajudaria para que os professores pudessem dar mais atenção a esses alunos e ajudaria também em sua movimentação?

A estratégia de matricula

5- A iluminação em algumas salas são ruins,ás vezes apenas por falta de lâmpadas. O que a escola pretende fazer em relação a esse problema?

Repor lâmpadas e reatores sempre que possível.

Entrevista com Amanda ''Professora dos alunos com necessidades especiais"

1- Os alunos com necessidades especiais são bem assistidos em relação á estrutura física?

Em relação sim,mas ainda falta adaptações dos espaços físicos,como por exemplo: rampas,revitalizações das calçadas dos corredores,acesso mais fácil a lanchonete,biblioteca e outros recintos da escola.

2- Tem alguma coisa que eles reclamam e achem que devem ser modificados na estrutura física da escola?

Sim,os alunos reclamam da falta de lanche gratuito,e também da falta dos laboratórios de informática e de química,os quais facilitariam no entendimento melhor e resolução de pesquisas gratuitas,já que muitos deles não trabalham e não possuem dinheiro para pesquisarem em lan-house.


3- Nas turmas em que há alunos com necessidades especiais,o numero de alunos é reduzido?

Não,aqui os alunos considerados inclusos freqüentam turmas regulares,por isso são reduzidos,o que contradiz a lei.


4- Quantos alunos com necessidades especiais estudam no C.E.M.01?

Aproximadamente 18 alunos.


5- Esses alunos tem alguma dificuldade em vir á escola.por causa da estrutura física?

Alguns são cadeirantes e enfrentam um dificuldade enorme para vir á escola,começando da dificuldade de entrar em ônibus não adaptados e também com a de acessibilidade na cidade e nas escolas.


6- A escola ainda precisa de alguma adaptação pra atender melhores esses alunos?

Sim com certeza,um bom exemplo é piso tátel onde portadores de necessidades especiais visuais possuem ou demonstram grande dificuldade de locomoção,tornando-as mais
Independentes de seus colegas,pois e familiares.

Planejamento :

Toda a escola, assim como qualquer coisa na vida, precisa de modificações para se adequar a um novo tempo, que atenda a todas as necessidades, principalmente para o bem estar do aluno.
O aluno pode crescer muito, se as condições lhe são oferecidas.
Para que haja as modificações na escola, é necessário que ela tenha:
1) Projeto Político Pedagógico-PPP, que representa a oportunidade de direção, a coordenação pedagógica, os professores, alunos e a comunidade, tomarem suas escolas nas mãos, definindo seu papel estrátegico na educação das crianças e jovens, organizando suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar.
2) Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE, que consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas sem fins lucrativos, cujo o objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.
Em resumo, o PPP apresenta os projetos para as modificações necessárias e o PDDE realiza as modificações com a verba que vem do Governo Federal.
Aqui no CMEI, foi feito um trabalho em equipe, envolvendo professores, alunos e comunidade, onde inicialmente foi feito várias entrevistas, onde alunos puderam reinvindicar mais bebedouros (pois os que existem são poucos, principalmente agora que faz tanto calor) e uma maior acessibilidade dos alunos da inclusão às dependências da escola.
Essas solicitações, foram entregues ao professor responsável, que deverá repassar a coordenação e a direção, para que as mesmas possam ser incluídas no PPP e PDDE. Enfim, muita coisa mudou para melhor, mas ainda temos muito o que ampliar para uma educação de qualidade.

Conclusão :

Toda escola,assim como qualquer coisa na vida,precisa de modificações pra se adequar a um novo tempo,o tempo em que as pessoas precisam de uma escola que atenda suas necessidades, principalmente delas como alunos,porque são eles que passam 5 horas por dia dentro de suas dependências e são esses alunos que vão levar o nome da escola pelo resta da vida,seja para vida de uma pessoa bem sucedida ou para a de uma pessoa fracassada;não que a escola possa decidir pela vida de uma pessoa,mas com certeza ela interfere de um jeito ou de outro.
A escola pode incentivar o crescimento educacional do aluno,oferecendo a ele uma estrutura física de qualidade,que o deixe confortável dentro da escola,já que boa parte da vida deles,eles irão passar dentro de uma sala de aula,e porque não oferece uma sala que seja arejada,bem iluminada,na qual o aluno se sinta um pouco menos desconfortável,são pequenas coisas mudanças que se comparadas á outras propostas são fáceis dês executadas.
Todo mundo sabe que não basta a escola querer fazer as mudanças propostas nesse trabalho,porque se sabe o C.E.M.01 se esforça para atender aos seus alunos,mas eles não pode simplesmente fazer essas alterações sema verba e autorização do governo,mas pode sim tomar a iniciativa,tentar fazer com que essas propostas chegam á esses superiores. A iniciativa já foi dada pelos alunos,agora a escola deve fazer a sua parte.

Resultados esperados :

O projeto pretende fazer soluções para os problemas encontrados na escola em relação a sua estrutura física,principalmente para pessoas com algum tipo de deficiência física,já que são as que mais sofrem com a falta de estrutura,pois a maioria dificuldades em se locomover dentro das dependências da escola. A expectativa do grupo é que o projeto possa demonstrar pra a escola um nova opção pra facilitar o tempo que as pessoas passam dentro dela,que pra muitos pode ser um tempo estressante,e que com apenas algumas mudanças e correções em sua estrutura,poderia ser revertido,pois alguns incômodos e problemas podem ser solucionados facilmente.

Atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais:

Os alunos portadores de necessidades especiais, com certeza são os que mais sofrem com a má estrutura física da escola, por causa das limitações naturais, e para amenizar os problemas que eles enfrentam a escola poderia fazer modificações para poder ajudá-los em seus estudos.
Ao ser questionado sobre o número reduzido de alunos na sala de aula com alunos com necessidades especiais o vice-diretor respondeu que não estava prevista a redução dos alunos nas salas em matrícula, o que na opinião de alguns professores é errado, mas que agora não é mais previsto em lei, que diz que os alunos preparados devem ser integrados em salas normais, mas com assistência na sala de recursos por professores capacitados para atender suas necessidades. Segundo a Política Nacional de Educação Especial, a integração é um processo dinâmico de participação das pessoas em um contexto relacional, legitimando suas integrações nos grupos sociais . A normalização é o princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem. Normalização significa, portanto, oferecer aos alunos com necessidades especiais modos e condições de vida diária os mais semelhantes possíveis à formas e condições de vida da sociedade.
A adaptação da escola para atender a esses alunos é indispensável para que eles possam ter uma educação de qualidade. Para os alunos cadeirantes a escola tem que fazer modificações para que os alunos possam circular pele escola, sem tanta dificuldade.
Uma das reclamações dos alunos foi a chegada à escola, por que justamente na entrada tem o meio fio, que atrapalha a entrada dos alunos portadores de necessidades especiais. Tudo ou qual quer degrau Atrapalha os cadeirantes e faz com que eles fiquem desconfortáveis em ter que precisar da ajuda de outras pessoas para poder circular pela escola ,mas também uma rampa como a da lanchonete não é boa,já que ela é tão inclinada que ate mesmo uma pessoa que não tem essa limitação,tem dificuldade de subir.
Os alunos entrevistados também reclamaram de falta de ventilação da sala de recursos,que os deixa desconfortáveis pelo calor,e sugeriam que instalaram novos ventiladores para amenizar o calor.
Modificar a escola para atender a todas as reclamações é muito difícil,já que não depende apenas da escola pra que as coisas aconteçam e sim,do governo,que é quem manda a verba pra a escola,mas tem que começar dela para que suas metas possam ser alcançadas.

Objetivos :

Melhorar o ambiente escolar,para ajudar no tempo em que toda a comunidade escolar passa dentro das dependências da escola,principalmente pra aqueles que possuem algum tipo de deficiência física,já que tornaria a escola mais prática,utilizando alguns mecanismos como:aumentar o números de bebedouros,deixar as salas de aula mais iluminadas e arejadas e demais mudanças que facilitam também possíveis mudanças em alunos e professores,já que teriam maior aparato em relação á estrutura da escola podendo se empenhar mais em suas tarefas.

A estrutura física da escola

Uma boa escola é essencial para a formação de um bom profissional no fundo,já que é onde a pessoa aprende tudo o que é necessário para entrar em uma boa faculdade,por isso que uma estrutura física da qualidade é tão importante para uma escola.
Um aluno que possui uma escola que oferece uma boa estrutura física tem mais chances de aprender melhor o seu conteúdo,do que tem uma escola em mal estado físico,isso está mais do que comprovado,basta olhar o desempenho de alunos de escolas que tem estrutura física capacitadas para atender sua necessidades como aluno e os de uma escola com estrutura física ruim .
O Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia esta entre as melhoras escolas do DF,mas ainda tem muito para ser melhorado e não pode se acomodar com essa colocação,e sim tentar sempre melhorar.
Na pesquisa de campo realizada na escola,foram constatados problemas que afetam aos alunos e que segundo eles,acaba prejudicando seu aprendizado,entre eles estão:

· A organização dos alunos dentro de sala de aula;
· A distribuição dos bebedouros;
· A falta de espaço dentro dos laboratórios;
· A má iluminação e ventilação das salas de aula;
· A falta de adaptações para pessoas portadoras de necessidades especiais;
· A quadra descoberta.


A organização dos alunos dentro das sala de aula é algo que incomoda,porque cada sala esta organizada se uma certa maneira,sendo: em fileiras,voltadas para o centro da sala ou ate mesmo de forma desorganizada deixando os alunos á vontade pra conversar e atrapalha a aula,o que é atrapalha os alunos interessados em aprender,mesmo sabendo que é uma opção dos professores organizar a sala de um modo que possam passar o conteúdo do melhor jeito,mas deixa alguns alunos desconfortáveis,o que é um problema que pode ser resolvido apenas com um acordo entre os professores.
A distribuição foi a maior queixa dos alunos,já que para se dirigir ate um bebedouro,dependendo de onde i aluno esteja,acaba sendo um deslocamento grande,em relação ao tempo que os alunos tem para beber água. A quantidade também parece ser outro problema, na verdade nem é a quantidade ao todo,e sim a quantidade que funciona,pois eles poderiam ate ser suficiente,o problema é que boa parte não funciona ou esta com defeito,o que acaba contando como não suficiente para atender aos alunos e tendo que serem substituídos por outros novos.
A falta de espaço dentro dos laboratórios sempre foi um problema,já que não cabia uma turma inteira,tendo assim que dividir a turma,para que enquanto uma metade estava dentro do laboratório,a outra estava desenvolvendo outra atividade,mas esse problema acabou sendo solucionado,mesmo que ele de uma forma muito ruim para os alunos,tendo sendo tiradas as aulas praticas dentro do laboratório pelo governo.
Segundo alguns alunos as salas são mal iluminadas e mal ventiladas,mas isso não ocorre em todas as salas e sim em algumas,como na sala de matemática 02,que a primeira lâmpada do lado direito ano acende nos 02 primeiros horários, e nas demais salas o calor aumenta de acordo com que a hora se passa,deixando a sala abafada e.maioria das vezes,não se pode se ligar o ventilador,por causa do barulho,que acaba atrapalhando os professore as dar aula.Mais a sala mais abafada é a de Artes,que por ela tem que ficar escura,ou sejas,fechada, o calor acaba ficando insuportável e não sendo aplacado com apenas um ventilador.Problemas que seriam solucionados com novos ventiladores e novas lâmpadas para substituir os que estão com defeito.
Como a escolas atende aos alunos portadores de necessidades especiais,ela tem que se adaptar as suas necessidades,como,por exemplo,instalando rampas para facilitar a deslocação dos alunos cadeirantes; uma das maiores reclamações doa alunos foi o acesso dos alunos cadeirantes á lanchonete,por causa da rampa que é muito inclinada,que acaba sendo impossível subi-la,mesmo não sendo cadeirantes.
Todo dia pode ser visto na televisão os males que o sol causa em determinadas horas do dia,principalmente quando a pessoa esta fazendo atividades físicas,por isso que a quadra coberta é importante pra os alunos,principalmente porque alguns deixam de fazer educação física com a desculpa da exposição ao sol,mas com a quadra coberta não haveria esses problemas,mas de acordo com a resposta do vice-diretor,quando entrevistado pelo grupo(vide anexos),as escolas de ensino fundamental tem preferência na colocação das quadras cobertas,sendo colocadas em primeiro plano e deixando as escolas de ensino médio pra depois,um problema que o governo deveria resolver,pois porque as escolas de Ensino Médio são deixados pra depois,se os alunos também sofrem como problema do sol?
Todos esses problemas afetam significantemente os alunos, sendo que alguns deles podem ser resolvidos facilmente, com pequenas mudanças que teriam benefícios a toda comunidade escolar, e que também por que na pesquise de campo os alunos responderam que se empenhariam mais em seus estudos se a escola oferecesse uma boa estrutura física que atendesse as suas necessidades, o que se torna mais um motivo para que a escola tentasse soluciona-los, por que formar bons alunos é a meta de qual quer escola.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Como melhorar a estrutura física da escola?


Toda escola , assim como qualquer coisa na vida , precisa de modificações pra se adequar a um novo tempo , o tempo em que as pessoas precisam de uma escola que atenda as suas necessidades , principalmente delas como alunos , por que são eles que passam 5 horas por dia dentro de suas dependências e são esses alunos que vão levar o nome da escola pelo resto da vida , seja para a vida de uma pessoa bem sucedida ou para a de uma pessoa fracassada ; não que a escola possa decidir a vida de uma pessoa , mas com certeza ela interfere de um jeito ou do outro .

A escola pode incentivar o crescimento educacional do aluno , oferecendo a ele uma estrutura física de qualidade , que o deixe confortável dentro da escola ,já que a boa parte da vida deles , eles irão passar dentro de uma sala de aula , e por que não oferecer uma sala que seja arejada , bem iluminada , na qual o aluno se sinta um pouco menos desconfortavel são pequenas mudanças que se comparadas à outras propostas são fáceis de ser executadas.

Para que aja isso é necessário que toda escola tenha seu projeto político pedagógico , pois é através dele que a escola tenha a autonomia para realizar as mudanças necessárias para o bem estar do aluno .

O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar.

Pensar em Projeto Político Pedagógico para qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de Projeto Político Pedagógico será utilizada pelo grupo.

No CMEI há um projeto político pedagógico e foi através dele que diretor ,coordenador , professores , alunos e comunidade poderam realizar um trabalho para as melhorias na escola .

Foram feitas várias entrevistas entre os integrantes da escola , onde foram levantadas várias questões , entre elas, mais bebedouros , acesso nas estalações dos alunos da inclusão , etc, que foram entregues aos gestores , assim eles poderão utilizar da melhor forma as verbas do MEC, para a instalação dessas melhorias .